Alice Valente Alves


– 2011_Porto

5 de Março de 2011

.

LOCAL: Auditório do Clube Literário do Porto – Rua da Alfândega, 22 – Porto

DATA do ENCONTRO: Dia 5 de Março 2011 | Sábado | das 17h00 às 19h30

Este evento «CORPO…traço.verde» é um Encontro sobre o CORPOtraçoCORPO e o traço.verde – a 8ª das nove cores do projecto «CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura» de Alice Valente

  • Neste Encontro, a autora, Alice Valente Alves, fará a apresentação do CORPOtraçoCORPO através da projecção  das 72 obras em díptico nas 8 das nove cores do projecto, realizadas  e apresentadas até ao momento. De seguida irá falar sobre a cor e as 9 obras do traço.verde que estiveram  expostas em 2010 no edifício da Estação Biológica do Garducho.
  • E contamos com a presença de Bernardino Guimarães, jornalista e activista ambiental que se pronunciará sobre  a importância do verde e a humanização.
  • No final, será aberto o diálogo com todos os presentes.

O “traço:verde” – 8ª cor das nove cores do «CORPOtraçoCORPO – a poesia e a pintura» de Alice Valente … firma-se na relação tão enérgica quanto intrínseca do Homem com o verde, ‘verde’ das plantas, vegetais e árvores, em verde esse que necessitamos de articular, de moldar, de cultivar, de cuidar, de preservar, de uma forma tão natural quanto imprescindível ao melodioso Equilíbrio do CORPO-Ser em seu CORPO-Natureza.

O “traço:verde” composto por 9 obras em díptico foi inaugurado e apresentado na Estação Biológica do Garducho em Outubro de 2010 […mais]

(…)

O projecto ( work in progress ) de Alice Valente parte ele também da vivência da cor, mas dum modo não limitado a uma experiência social e humana no tempo. Não me parece sequer que haja uma técnica que se estende a toda…s as cores escolhidas e representadas; julgo que se pode dizer que cada uma delas resulta (resultou) de sensações e sentimentos que conduzem à cor, e esta à forma e à textura. Comum a todas elas é talvez o predomínio do orgânico, não exactamente como forma de um conteúdo (pois os conteúdos formalizados nunca serviram outra coisa senão as diversas técnicas), mas como padrão. E porque neste projecto a própria escolha das cores (vermelho, castanho-terra, cor de pele, agridoce do laranja-lima) assim está orientada.

Alice Valente não usa de resto nenhuma das simbologias já estabelecidas das cores, antes cria um sistema de sentir a presença da cor no mundo (à maneira de Rimbaud nas “Vogais”). Pelo modo como incorpora o mundo, a sua luz e a sua sombra, talvez se aproxime, mas sem a menor observância rígida, das fases alquímicas: o acre, o doce, o amargo, o cálido, e depois a conjugação (o amor), a própria linguagem.

[…mais]

ALBERTO PIMENTA

(…)

Entrevemos em “CORPOtraçoCORPO” – onde é possível, agora, imaginar sequências, linhas trans-históricas de criação, devires, – uma fenomenologia do corpo, como incorporação do sentir. Podemos re-descobrir, na sua matriz (noo-plano), um corpo-próprio simultâneamente requisitado e transferido: um todo (in)objectivo que se exterioriza de acordo com a consistência e concreção “física” ou “material”. Há algo de iluminação e revelação nesta arte – do percepto e do afecto – onde o corpo – enquanto tema recorrente – é-nos fenomenologicamente dado como imanência subjectiva e como exterioridade. Esta pintura biface evidencia-se assim, estruturalmente, numa assinatura-mundo, numa ficção do corpo, numa prática da cor eloquente (que se revela afirmativa, energética). A ninguém passa despercebido o impacte das cores escolhidas e representadas: um excedente.

[…mais]

ALEXANDRE TEIXEIRA MENDES

..

.

APOIOS:

.

.

.

 

.

.

IMAGENS:

Obra 69-«compósito» – Exposiçãona Sala da Nora  – Janeiro 2011
O projecto CORPOtraçoCORPO...
Obra 67-«territorial» – Exposiçãona Estação Biológica do Garducho- Out/Nov 2010 Obra 71-«proporcional» e 72-«inevitável» – Exposição na Estação Biológica do Garducho  – Out/Nov 2010
Obra 70-«enérgico» – Exposiçãona Sala da Nora  –  Janeiro 2011
Obra 69-«compósito» – Exposição na Sala da Nora  – Janeiro 2011

..

DIVULGAÇÃO:

.

Doc_Pdf_(informação)_ENCONTRO_Clube.Literario.Porto_5Mar2011

.

.


Anúncios







%d bloggers like this: